História da IPBV

"Em meados do ano de 1923, uma comissão da sociedade de Esforço Cristão da 2º Igreja Presbiteriana Independente (1) alugou, para serviço de evangelização, uma sala na Rua Rocha, nº5.(2)


Alguns membros e congregados da mesma Igreja começaram a assistir ali aos cultos vindo, por isso, esse pequeno ponto de pregação a tornar-se uma congregação bem concorrida e animada, cuja existência Deus se digna legitimar e abençoar com algumas conversões.


Em 1925, esta congregação resolveu, por voto unânime, filiar-se na Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo(3), que a confiou aos cuidados de uma comissão administrativa composta dos irmãos João Maixim,  Remo Fiore, Francisco de Macedo Limonge e Francisco Pinto Moreira, este último como Superintendente.

Em 2 de Agosto desse ano (1925), transferia-se a nóvel congregação da Rua Rocha para Rua Manoel Dutra 68A, o mesmo salão antes ocupado pela 2º Igreja Presbiteriana Independente, pregando o sermão inaugural o Rev. Roberto Fredrerico Lennington (4)  sobre o João 1:38.


Quase 4 anos depois, aos 23 de junho de 1929, foi a congregação solenemente organizada em Igreja, perante uma assistência de cerca de 200 pessoas, conforme consta da Ata de organização, ficando a nova Igreja, por determinação do Presbitério de São Paulo entregue aos cuidados pastorais do Rev. Mota Sobrinho (5), que, aliás, já a vinha dirigindo, ainda por determinação do Presbitério, desde janeiro do mesmo ano."


São Paulo, 25 de Junho de 1929
Rev. Mota Sobrinho


_____________
NOTAS:
1- Hoje, 1º Igreja Presbiteriana Conservadora de São Paulo
2- No distrito da Bela Vista, São Paulo
3- Essa filiada a organização eclesiástica da Igreja Presbiteriana do Brasil
4-Presidente do Supremo Concilio da IPB entre 1912-1915
5- Mota Sobrinho foi o primeiro missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil em Portugual


CONFIRA NOSSA GALERIA DE PASTORES, DE 1929 ATÉ OS DIAS ATUAIS AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário